top of page

O Vegetal

Teatro Biodegradável de Ohio


A meio da crise que sacode Portugal, duas mulheres encontram‐se num sofá para tratar de um problema comum, o problema do Vegetal. O problema do Vegetal é que, de jeito inesperado, decidiu dar um passo à frente e converter‐se em Animal, um ser capaz de se deslocar no espaço e no tempo pelo próprio impulso. Antes, o Vegetal era confortavelmente passivo, estático, partilhável e previsível. Mas agora, convertido em Animal por um gesto acaso inconsciente, o tal sujeito escapa a qualquer controlo. Obrigadas pelas circunstancias, as duas mulheres devem tomar medidas radicais para reatar o Animal e evitar o perigo.

SO Vegetal, encomendado especialmente pela Semana da Juventude 2011 de São João da Madeira, é um espectáculo teatral que nasce do cruzamento entre a comédia de situação, ou sitcom, e o teatro do absurdo. A partir duma paródia da comédia televisiva anglo‐saxona, a peça transforma o característico living room de classe média, presidido pelo eterno sofá onde tudo tem lugar, num espaço desnaturado e empobrecido. A intenção, submeter as relações humanas mais triviais a um exercício de ironia e distanciamento deitando alguma luz sobre a sociedade actual e a banalidade dos seus costumes.

 

Concebido para espaços polivalentes e não convencionais, O Vegetal aposta por uma mínima cenografia com materiais de reciclagem e estética rasca.

Ficha artística

Texto e Encenação : Carlos Santiago I Interpretación : Flora Miranda, Cátia Lópes I Cenografia e desenho gráfico : Pancho Lapeña I Desenho de luz e Música : Carlos Santiago I Produción : Asociação de Jovens Ecos Urbanos

Fábrica Oliva. São João da Madeira. 19 de Abril 2011.

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
bottom of page