top of page

Além Calde

Janelas para a Comunidade

 

 

Uma noiva abandonada no altar, duas vizinhas sem medo de fantasmas, uma profeta capaz de ver o passado e o futuro mas não o presente, um soldado napoleónico à espera da justiça, um bispo inglês fascinado pelas ribeiras do Vouga, um padre sem papas na língua. O que é que se passa na freguesia de Calde? Ninguém sabe, mas todos esperam saber com impaciência.

Sob direção de Márcia Leite e produção da Zunzum Associação Cultural, este espetáculo é parte integrante do projeto Janelas para a ComUnidade, projeto que foi desenvolvido com a freguesia de Calde (Viseu) durante cerca de quatro meses, visando criar uma rede entre os intervenientes e o património local a partir das suas estórias e memórias, tendo como domínio artístico o teatro, a música e a cenografia.

 

O evento contou com mais de 500 espectadores, onde estes puderam ver a comunidade local a interpretar as suas histórias e memórias, com a participação da Tocata do Rancho Folclórico “Os Carqueijeiros” de Várzea e o Grupo de Trajes e Cantares do Linho. “Além Calde”, foi estreado no adro da Igreja Paroquial de Calde (Viseu) a 24 de Julho de 2015.

Ficha artística

Texto : Carlos Santiago I Encenação : Márcia Leite I Assistência : Gil Rodrigues e Carlos Santiago I Interpretação : Adelaide Martins, Amélia Vilar, Aurora Morgado, Belmira Rouxinol, Brilhantina Gonçalves, Carla Ferreira, Celeste Verónico, Célia Outeirinho, Cláudia Ponte, Conceição Costa, Cristina Martins, Cristina Rodrigues, Dinis Ponte, Diogo Filipe, Dulce Pereira, Esmeralda Matias, Fátima Filipe, Fernando Lopes, Herculano Gonçalves, Idalina Martins, Isabel Oliveira, João dos Santos, Jorge Ponte, Laura Lopes, Letícia Mões, Luís Campos, Lurdes Matias, Mónica Maurício, Nelson Ferreira, Prazeres Morgado, Rafael Ferreira I Cenografia : José Luís Loureiro, Mara Maravilha I Desenho de luz : Cristovão Cunha I Som : Publiferrão I Fotografia : Zunzum AC I Figurinos : Comunidade, Fátima Filipe I Carpintaria : Dinis Ponte, Diogo Filipe, João dos Santos, Jorge Ponte, Luís Campos, Nélson Ferreira I Sapataria : Acácio Pereira – Super Rápido I Operação de Luz : Rui Pêva, Alberto Costa, David Silva, Paulo Carrilho I Imagem : José Pedro Ramos - Colordesign I Comunicação : Patrícia Santos I

Sobre "Além Calde"

Gestos e murmúrios de conversa

no mundo estranho do arvoredo

Sophia de Mello Breyner Andersen

 

 

Como galego e adorador de carvalhos, confesso-me fascinado pelo mundo do arvoredo, um mundo estranho, no dizer de Sophia de Mello Breyner, por ser um mundo ao que já não pertencemos. Mesmo no próprio coração desse mundo, território perdido entre as cidades, atravessado pelas auto-estradas duma modernidade fantasmagórica, castigado pela emigração e o abandono, apenas conseguimos encontrar-lhe o rasto. Mas o fascínio persiste, já que as raízes que alguma vez sonhamos ter, só podem ser, por força, as raízes desse arvoredo misterioso.

 

Foi por causa dessa sedução que aceitei o convite da Zunzum para participar nesta experiência de teatro comunitário na freguesia de Calde. Mais do que criar um texto, tentei ir ao encontro das palavras da tribo, dos gestos e murmúrios de conversa que ainda nos encantam sob a cúpula magnífica das carvalhas. E encontrei, naturalmente. Gestos, palavras, histórias e cantigas; todos os fios necessários para tecer um drama no que a comunidade se pudesse rever e fazer vibrar, mais uma vez, as suas invencíveis raízes. Entre risos e talvez, só talvez, alguma lágrima. Venham e admirem-se, a comunidade vai-se sonhar a si própria!

Carlos Santiago

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
bottom of page